terça-feira, 22 de outubro de 2013

ENFEITE SEU JARDIM COM A BELEZA DO LÍRIO DE CANNA

 

O espectro de cores vibrantes do lírio de canna o torna uma escolha bastante atrativa para muitos jardins domésticos. A flor pode ser encontrada em muitas variedades, como o amarelo vibrante, o laranja e o vermelho. As folhas podem ter tons variando entre verde e roxo. Isto pode realçar o esquema de cores da paisagem. Essas flores crescem melhor em solo fofo e bem drenado. Elas requerem bastante luz do sol, mas toleram bem alguma sombra.
O primeiro passo para plantas estas flores é usar o tubérculo para propagá-la, pois as sementes são muito lentas para brotarem. Além disso, elas podem não originar uma flor parecida à matriz. Separe uma planta madura, bem estabelecida e saudável; desenterre a raiz na primavera, tente retirar a touceira inteira e intacta.

Corte o caule em torno de quatro dedos do rizoma. Coloque as raízes em uma caixa de papelão ou recipiente com turfa. Se você armazená-las em uma caixa, corte alguns buracos para permitir a circulação de ar. Isso evitará que mofo e apodrecimento ataquem as raízes. Mantenha-as úmidas o suficiente para que não ressequem. Armazene em um local fresco e escuro até que seja a hora de plantar.
Uma preparação apropriada da terra é a chave para uma propagação bem sucedida.  Solte bem a terra, adicione turfa para estimular uma nutrição adequada e misture muito bem.

O melhor momento para plantar é depois que o último frio do inverno desaparece, na primavera. Isto garantirá que os tubérculos não serão desestimulados de seu crescimento por condições climáticas muito frias. Encontre um lugar no seu quintal ou jardim onde luz solar ampla seja recebida. Cave buracos de uns dez dedos de profundidade.

Ao plantar vários tubérculos, deixe em torno de um metro entre eles para permitir o crescimento. Cubra bem os tubérculos com terra. Coloque um pouco de água e mantenha a terra uniformemente úmida. Porém, não deixe que a terra fique muito encharcada, pois os tubérculos podem não conseguir respirar, e isso também propicia o apodrecimento dos tubérculos. A planta deve florir em uns dois ou três meses.

Lírios
Assim que as plantas estabelecerem-se, coloque adubo em torno dos caules. Mantenha os lírios adubados no verão e no inverno. Isso ajudará o solo a reter umidade, de forma que não seja toda perdida pela evaporação. A temperatura do solo será mantida em uma variação ideal, o que propicia um desenvolvimento saudável das raízes. O adubo também limitará as ervas daninhas em torno das flores. Uma camada de uns cinco dedos de adubo será suficiente. Não coloque o adubo muito perto dos caules, pois ele poderá obstruir a respiração adequada das plantas, além de poder causar infecção por fungos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu blog. Ficarei imensamente feliz se puder deixar algum comentário e será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
Um carinhoso abraço!